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dropshipping o que e

Dropshipping o que é como começar o seu próprio negócio

Se ter um e-commerce está nos seus planos, já deve ter ouvido falar algures do dropshipping. Com tantos pontos a considerar, muitos empreendedores acabam por desistir da ideia.

As dúvidas que os intimidam são essencialmente “Como funciona o Dropshipping” “Como começar um negócio de dropshipping”.

Respire fundo! Neste artigo vamos esclarecer estas dúvidas e fazer uma análise exaustiva às vantagens e desvantagens desta nova técnica de gestão logística, para que tome a melhor decisão face às necessidades do seu negócio!

Já parou para pensar na revolução que o digital instalou nas nossas vidas? Quer a nível pessoal, pela grande acessibilidade à informação, quer a nível profissional, pelas novas ferramentas de trabalho e, as possibilidades infinitas de trabalho remoto.

Existe N formas de ganhar dinheiro na Internet! Que o digam os nómadas digitais, para quem um horário das 9h às 18h e, um escritório no centro da cidade deixou de fazer sentido.

Tudo o que precisam é de uma boa conexão WiFi para trabalharem, já o roteiro pode muito bem percorrer o mundo! Quem diria que seria possível viajar full time e viver de um canal de Youtube ou, mesmo de um blog e loja online.

A cereja do topo do bolo para quem ambiciona construir negócios online é vender e viver despreocupado com uma estrutura de stock, um espaço físico para os produtos e embalagem repousarem antes de seguirem caminho.

Tentador o dropshipping não é verdade?

Hoje vamos mergulhar a fundo neste tema, contamos consigo?

 

Dropshipping o que é?

O que há a pontapés são artigos a falar de dropshipping numa linguagem tão bonita e técnica, que muitos ficam com mais perguntas do que as já tinham!

Neste artigo vamos proceder de forma distinta: sabemos que para quem está a dar os primeiros passos no ecommerce seja difícil assimilar tanta informação de uma só vez, por isso, vamos abordar este tema, da forma mais simples que conhecemos.

Dropshipping dá-lhe a oportunidade de vender online, passando a sua loja online a ser o intermediário entre os fornecedores (os responsáveis pelo inventário), os vendedores e os clientes.

Neste cenário, enquanto vendedor/a só fica responsável por promover e vender os produtos do seu comércio eletrónico, delegando as dores de cabeça com a gestão do stock e a própria expedição até ao cliente para um fabricante, distribuidor ou retalhista.

Soa tudo muito bem, mas qual será a chave para o sucesso desta técnica?

Sem um nicho bem definido, sem investir em marketing digital e canais de comunicação eficazes para estreitar a relação com fornecedores e clientes não vai muito longe!

Agora que já não está às escuras no que toca ao dropshipping, perceba como tudo funciona!

 

Dropshipping como tudo funciona?

Afinal de contas, como é que funciona o modelo de negócios dropshipping?

A receita será gerada a partir da diferença entre o valor que paga pelo produto e o preço final pago pelo cliente.

Na prática seria algo como: numa terça de amanhã o cliente faz o pedido de um produto na sua loja online e, enquanto vendedor, vai encaminhar os detalhes do pedido e do cliente ao fornecedor dropshipping. O fornecedor fica responsável por enviar o pedido diretamente ao cliente em seu nome.

Daí se afirmar e, com razão, de que o dropshipping é uma solução para simplificar o processo de venda online!

Desta forma, deixa de ser precisar de um local físico para armazenar os seus produtos tal como os encargos associados aos mesmos. Tudo o precisa é um laptop e uma boa conexão à Internet!

O retalhista faz com que o seu negócio tenha mais lucros na diferença entre o preço que compra ao fornecedor e o preço que vende ao cliente final.

Além disto, é muito habitual grandes detalhistas serem perspicazes ao ponto de usarem esta técnica para aumentarem o seu próprio volume de vendas. E, como é que o fazem? Personalizam todas as encomendas e conteúdo promocional da empresa Drop Shipper.

 

Conheça agora as vantagens e desvantagens do modelo Dropshipping!

 

Vantagens:

  1. Baixo requisito de capital

Como não tem de armazenar os produtos numa loja física nem lidar com os custos de embalagem e envio, pode muito bem começar com pouco dinheiro.

O maior capital que vai investir é o tempo a determinar o seu próprio nicho, a escolher os produtos mais relevantes, os fornecedores e a configurar a sua loja ou, a fazer o upload de produtos, imagens, vídeos e a redigir boas descrições.

 

  1. Fácil de começar um negócio com pouco recursos

Tudo fica mais fácil a partir do momento que tem bons fornecedores e um nicho de mercado. Depois pode focar-se 100% na construção de um bom Produto Mínimo Viável, ou seja, uma loja segura e confiável e, numa estratégia de divulgação.

O melhor será começar com um único fornecedor e avaliar os resultados.

 

  1. Ter custos muito reduzidos

A verdade é que não precisa de muito dinheiro para se aventurar num negócio dropshipping, dado que estará livre de encargos com o armazenamento, custos de embalagem, para não falarmos de toda a logística relacionada à gestão de stock e à contabilidade.

No que toca à publicidade pode sempre investir algum em redes sociais como Facebook ou Instagram Ads, aproveite o poder da segmentação publicitária para fazer com que os seus produtos chegam às pessoas certas, na hora certa!

Com pessoas certas queremos dizer quem está verdadeiramente interessado e disposto a comprar.

 

  1. Mais Flexibilidade

Ninguém lhe vai colocar restrições na localização que preferir trabalhar. Além do mais, pode sempre arriscar-se a comprar, tomar decisões rápidas e, moldar os produtos tendo em conta o tipo de promoção, na medida em que o comportamento e feedback dos seus clientes lhe faculta mais informação.

 

  1. Diversidade de ofertas

Não assumindo o papel de fornecedor terá mais controlo sobre a lista de produtos, significa que pode ter várias marcas e fornecedores, que atendem às necessidades do seu público-alvo.

 

  1. Mais escalabilidade

Imagine que tem uma loja de roupa, no modelo tradicional de negócio se tivesse de enviar para outra loja, a expansão implicaria custos proporcionais.

O mesmo já não acontece com o serviço de dropshipping, onde pode criar uma rede de contacto que lhe permite fazer transações a custos muito baixos.

 

Mas nem tudo é um mar de rosas no Dropshopping!

Desvantagens:

  1. Baixa margem:

Não se iluda! Vai entrar num mercado extremamente competitivo, o que se traduz numa autêntica guerra de preços.

A melhor solução passa por encontrar um nicho de mercado adequado e, a partir daí concentrar-se no desenvolvimento de uma vantagem competitiva, sem ser o preço!

 

  1. Inventário instável:

Vai estar muito dependente de fornecedores e, basta um deles estar em stock, para ser obrigado a mudar repentinamente a oferta da sua loja. Se não o fizer, corre o risco de perder clientes e, com eles, a credibilidade que demorou a construir!

 

  1. Complexidade nos envios:

Com vários fornecedores será espectável que os envios variem de um momento para o outro, que pode não ser tão fácil de lidar com o consumidor final.

 

  1. Muitos fatores fora do seu controlo:

Um simples erro no produto pode devastar por completo o nome da sua loja online e, não quem a fornece.

Logo, o segredo que para que tudo corra bem está em encontrar bons fornecedores.

 

  1. O drama das Devoluções:

Este será o grande obstáculo em apostar no dropshipping! Os fornecedores não aceitam muito bem as devoluções.

Caso aceitem, irá ser notificado para saber quando eles receberam o item.

 

Dito isto, o ideal será testar por si mesmo e avaliar se é ou não sustentável para o seu negócio.

Se está inclinado a avançar com o dropshipping, fique connosco! Como prometido, vamos agora mesmo explicar-lhe como começar tudo na prática!

 

Como começar um negócio Dropshipping?

Segue-se agora o nosso passo a passo para começar a mergulhar nesta tipologia de negócio:

 

  1. Estude muito bem os produtos que são mais facilmente vendidos nos mercados populares, como a Amazon! Este mercado está presente nos EUA, Reino Unidos, Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão, Canadá e, China. Como vê tem os seus tentáculos em diversos países.

 

  1. Analise as tendências de consumo e os segmentos de mercado mais promissores: um negócio online abre muitos horizontes, podendo facilmente chegar a lugares que um negócio físico dificilmente conseguiria. Comece sempre porque um mercado que já conhece!

 

  1. Estruture toda a logística: determine as características que os seus serviços online terão e, quais serão os custos associados à embalagem e envio. Se quer começar, arrisque com produtos menores, deixe a negociação de preços para mais tarde!

 

  1. Pode ser desafiante, mas procure por produtos com menos possibilidades de serem devolvidos: O envio é uma questão complexa, mas se tiver baixas taxas de devolução tudo fica mais fácil!

 

  1. Uma boa jogada é descartar produtos com margens muito baixas;

 

  1. Escolha produtos que precisam de serem substituídos ou compra repetitiva; e pense em produtos que não são muito fáceis de encontrar;

 

  1. Venda produtos que ofereçam valor à experiência de compra online, pense que tipo de produtos são mais agradáveis de comprar online do que fisicamente?

 

  1. Considere o potencial de cobertura na imprensa: tem algum produto que seja a nova sensação do momento?

 

  1. Faça uma pesquisa exaustiva sobre o que a sua persona está a pesquisar, os sites que visita, os conteúdos que consume e que lhe são relevantes, no motor de pesquisas mais conhecido, o Google. Use ferramentas como o Google Trends e o planeador de keywords Google Adwords, para descobrir as tendências do momento;

 

  1. 10.   Invista tempo e esforços a descobrir o grupo de pessoas que querem comprar os seus produtos;

 

  1. Esteja de olho nas redes sociais, para acompanhar tudo o que se vai comentando acerca dos seus produtos e, o que é que as pessoas estão interessadas em saber exatamente acerca dos seus produtos.

 

Chegámos ao fim do guia sobre Dropshipping, resta desejar-lhe bons negócios!

Se surgirem novas dúvidas, não hesite em entrar em contacto connosco.

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