Dropshipping o que é como começar o seu próprio negócio [2022]
Se ter um e-commerce está nos seus planos, já deve ter ouvido falar algures do dropshipping. Com tantos pontos a considerar, muitos empreendedores acabam por desistir da ideia.
As dúvidas que os intimidam são essencialmente “Como funciona o Dropshipping” “Como começar um negócio de dropshipping”.
Respire fundo! Neste artigo vamos esclarecer estas dúvidas e fazer uma análise exaustiva às vantagens e desvantagens desta nova técnica de gestão logística, para que tome a melhor decisão face às necessidades do seu negócio!
Já parou para pensar na revolução que o digital instalou nas nossas vidas? Quer a nível pessoal, pela grande acessibilidade à informação, quer a nível profissional, pelas novas ferramentas de trabalho e, as possibilidades infinitas de trabalho remoto.
Existe N formas de ganhardinheiro na Internet! Que o digam os nómadas digitais, para quem um horário das 9h às 18h e, um escritório no centro da cidade deixou de fazer sentido.
Tudo o que precisam é de uma boa conexão WiFi para trabalharem, já o roteiro pode muito bem percorrer o mundo! Quem diria que seria possível viajar full time e viver de um canal de Youtube ou, mesmo de um blog e lojaonline.
A cereja do topo do bolo para quem ambiciona construir negócios online é vender e viver despreocupado com uma estrutura de stock, um espaço físico para os produtos e embalagem repousarem antes de seguirem caminho.
Tentador o dropshipping não é verdade?
Hoje vamos mergulhar a fundo neste tema, contamos consigo?
Dropshipping o que é?
O que há a pontapés são artigos a falar de dropshipping numa linguagem tão bonita e técnica, que muitos ficam com mais perguntas do que as já tinham!
Neste artigo vamos proceder de forma distinta: sabemos que para quem está a dar os primeiros passos no ecommerce seja difícil assimilar tanta informação de uma só vez, por isso, vamos abordar este tema, da forma mais simples que conhecemos.
Dropshipping dá-lhe a oportunidade de venderonline, passando a sua loja online a ser o intermediário entre os fornecedores (os responsáveis pelo inventário), os vendedores e os clientes.
Neste cenário, enquanto vendedor/a só fica responsável por promover e vender os produtos do seu comércioeletrónico, delegando as dores de cabeça com a gestão do stock e a própria expedição até ao cliente para um fabricante, distribuidor ou retalhista.
Soa tudo muito bem, mas qual será a chave para o sucesso desta técnica?
Sem um nicho bem definido, sem investir em marketing digital e canais de comunicação eficazes para estreitar a relação com fornecedores e clientes não vai muito longe!
Agora que já não está às escuras no que toca ao dropshipping, perceba como tudo funciona!
Dropshipping como tudo funciona?
Afinal de contas, como é que funciona o modelodenegóciosdropshipping?
A receita será gerada a partir da diferença entre o valor que paga pelo produto e o preço final pago pelo cliente.
Na prática seria algo como: numa terça de amanhã o cliente faz o pedido de um produto na sua loja online e, enquanto vendedor, vai encaminhar os detalhes do pedido e do cliente ao fornecedor dropshipping. O fornecedor fica responsável por enviar o pedido diretamente ao cliente em seu nome.
Daí se afirmar e, com razão, de que o dropshipping é uma solução para simplificar o processo de venda online!
Desta forma, deixa de ser precisar de um local físico para armazenar os seus produtos tal como os encargos associados aos mesmos. Tudo o precisa é um laptop e uma boa conexão à Internet!
O retalhista faz com que o seu negócio tenha mais lucros na diferença entre o preço que compra ao fornecedor e o preço que vende ao cliente final.
Além disto, é muito habitual grandes detalhistas serem perspicazes ao ponto de usarem esta técnica para aumentarem o seu próprio volume de vendas. E, como é que o fazem? Personalizam todas as encomendas e conteúdo promocional da empresa DropShipper.
Conheça agora as vantagens e desvantagens do modeloDropshipping!
Vantagens:
- Baixo requisito de capital
Como não tem de armazenar os produtos numa loja física nem lidar com os custos de embalagem e envio, pode muito bem começar com pouco dinheiro.
O maior capital que vai investir é o tempo a determinar o seu próprio nicho, a escolher os produtos mais relevantes, os fornecedores e a configurar a sua loja ou, a fazer o upload de produtos, imagens, vídeos e a redigir boas descrições.
- Fácil de começar um negócio com pouco recursos
Tudo fica mais fácil a partir do momento que tem bons fornecedores e um nicho de mercado. Depois pode focar-se 100% na construção de um bom Produto Mínimo Viável, ou seja, uma loja segura e confiável e, numa estratégia de divulgação.
O melhor será começar com um único fornecedor e avaliar os resultados.
- Ter custos muito reduzidos
A verdade é que não precisa de muito dinheiro para se aventurar num negócio dropshipping, dado que estará livre de encargos com o armazenamento, custos de embalagem, para não falarmos de toda a logística relacionada à gestão de stock e à contabilidade.
No que toca à publicidade pode sempre investir algum em redessociais como Facebook ou InstagramAds, aproveite o poder da segmentaçãopublicitária para fazer com que os seus produtos chegam às pessoas certas, na hora certa!
Com pessoas certas queremos dizer quem está verdadeiramente interessado e disposto a comprar.
- Mais Flexibilidade
Ninguém lhe vai colocar restrições na localização que preferir trabalhar. Além do mais, pode sempre arriscar-se a comprar, tomar decisões rápidas e, moldar os produtos tendo em conta o tipo de promoção, na medida em que o comportamento e feedback dos seus clientes lhe faculta mais informação.
- Diversidade de ofertas
Não assumindo o papel de fornecedor terá mais controlo sobre a lista de produtos, significa que pode ter várias marcas e fornecedores, que atendem às necessidades do seu público-alvo.
- Mais escalabilidade
Imagine que tem uma loja de roupa, no modelo tradicional de negócio se tivesse de enviar para outra loja, a expansão implicaria custos proporcionais.
O mesmo já não acontece com o serviçodedropshipping, onde pode criar uma rede de contacto que lhe permite fazer transações a custos muito baixos.
Mas nem tudo é um mar de rosas no Dropshopping!
Desvantagens:
- Baixa margem:
Não se iluda! Vai entrar num mercado extremamente competitivo, o que se traduz numa autêntica guerra de preços.
A melhor solução passa por encontrar um nicho de mercado adequado e, a partir daí concentrar-se no desenvolvimento de uma vantagem competitiva, sem ser o preço!
- Inventário instável:
Vai estar muito dependente de fornecedores e, basta um deles estar em stock, para ser obrigado a mudar repentinamente a oferta da sua loja. Se não o fizer, corre o risco de perder clientes e, com eles, a credibilidade que demorou a construir!
- Complexidade nos envios:
Com vários fornecedores será espectável que os envios variem de um momento para o outro, que pode não ser tão fácil de lidar com o consumidor final.
- Muitos fatores fora do seu controlo:
Um simples erro no produto pode devastar por completo o nome da sua loja online e, não quem a fornece.
Logo, o segredo que para que tudo corra bem está em encontrar bons fornecedores.
- O drama das Devoluções:
Este será o grande obstáculo em apostarnodropshipping! Os fornecedores não aceitam muito bem as devoluções.
Caso aceitem, irá ser notificado para saber quando eles receberam o item.
Dito isto, o ideal será testar por si mesmo e avaliar se é ou não sustentável para o seu negócio.
Se está inclinado a avançar com o dropshipping, fique connosco! Como prometido, vamos agora mesmo explicar-lhe como começar tudo na prática!
Como começar um negócio Dropshipping?
Segue-se agora o nosso passo a passo para começar a mergulhar nesta tipologia de negócio:
- Estude muito bem os produtos que são mais facilmente vendidos nos mercados populares, como a Amazon! Este mercado está presente nos EUA, Reino Unidos, Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão, Canadá e, China. Como vê tem os seus tentáculos em diversos países.
- Analise as tendências de consumo e os segmentosdemercado mais promissores: um negócio online abre muitos horizontes, podendo facilmente chegar a lugares que um negócio físico dificilmente conseguiria. Comece sempre porque um mercado que já conhece!
- Estruture toda a logística: determine as características que os seus serviços online terão e, quais serão os custos associados à embalagem e envio. Se quer começar, arrisque com produtos menores, deixe a negociação de preços para mais tarde!
- Pode ser desafiante, mas procure por produtos com menos possibilidades de serem devolvidos: O envio é uma questão complexa, mas se tiver baixas taxas de devolução tudo fica mais fácil!
- Uma boa jogada é descartar produtos com margens muito baixas;
- Escolha produtos que precisam de serem substituídos ou compra repetitiva; e pense em produtos que não são muito fáceis de encontrar;
- Venda produtos que ofereçam valor à experiência de compra online, pense que tipo de produtos são mais agradáveis de comprar online do que fisicamente?
- Considere o potencial de cobertura na imprensa: tem algum produto que seja a nova sensação do momento?
- Faça uma pesquisa exaustiva sobre o que a sua persona está a pesquisar, os sites que visita, os conteúdos que consume e que lhe são relevantes, no motor de pesquisas mais conhecido, o Google. Use ferramentas como o GoogleTrends e o planeador de keywords GoogleAdwords, para descobrir as tendências do momento;
- 10. Invista tempo e esforços a descobrir o grupo de pessoas que querem comprar os seus produtos;
- Esteja de olho nas redes sociais, para acompanhar tudo o que se vai comentando acerca dos seus produtos e, o que é que as pessoas estão interessadas em saber exatamente acerca dos seus produtos.
Chegámos ao fim do guia sobre Dropshipping, resta desejar-lhe bons negócios!
Se surgirem novas dúvidas, não hesite em entrar em contacto connosco.