Criar negócio de sucesso online Tudo o que necessita de saber

Criar negócio de sucesso online: Tudo o que necessita de saber

São cada vez mais as pessoas que por estarem descontentes com o mercado de trabalho tradicional sonham em criar negócio de sucesso online.

E, é importante frisar que é obviamente uma excelente ideia. A internet está disponível em praticamente todos os cantos das cidades, é possível trabalhar em cafés, explorar novas áreas de atuação

Mas acima de tudo é possível fazer algo que realmente o entusiasma. Se não se sente feliz a trabalhar entre 4 paredes e prefere fazê-lo ao ar livre, porque não?
Se está neste momento a ponderar a possibilidade de ter o seu próprio negócio, iremos dar-lhe algumas dicas de seguida.

Criar negócio de sucesso online: 5 passos fundamentais para o conseguir

Todos os dias vimos novos negócios a surgirem graças às potencialidades do online. Quem diria há 3 ou 4 anos que o secretariado virtual iria ser uma tendência de negócio?

Quem pensaria que seria possível ganhar dinheiro a produzir artigos e conteúdos diversos para blogs ou a criar imagens para publicar nas redes sociais? Ou até mesmo ganhar dinheiro a gerir redes sociais!

 

A verdade é que estes negócios (e muitos outros) são a realidade dos dias que correm. Assim, hoje indicamos-lhe 5 passos para conseguir criar negócio de sucesso online. Ora veja.

1. Tenha bons conhecimentos do funcionamento da internet

Neste momento está a pensar algo do género “ah eu percebo perfeitamente como é que a internet funciona”.

Acreditamos que sim. Só que não estamos a falar de conhecer o funcionamento da internet na ótica do utilizador comum.

Estamos a falar de saber como se movimentar no universo digital para conseguir implementar as suas estratégias de marketing, quais as ferramentas que deve utilizar, quais os melhores softwares, quais os softwares gratuitos que são imprescindíveis….

Tudo isso irá ditar posteriormente o sucesso do seu negócio.

 

2. Não procure um produto, procure uma necessidade

A melhor forma de aumentar o alcance de ser bem sucedido, é começar por procurar um nicho de mercado que haja a necessidade de ser preenchido, ora por um produto ou serviço. Este é sem dúvida o melhor caminho a percorrer.

Dito isto, faça uma pesquisa pela Internet, fóruns e grupos nas redes sociais com o objetivo de entender quais os problemas que ainda não foram solucionados.

O fundador da Amazon Jeff Bezos tem a seguinte citação – “a sua margem é a minha oportunidade.

 

3. Pesquisa do mercado e concorrência

É importante analisar com cautela se existe procura do produto ou prestação de serviço do negócio que tem interesse.

Pode para isso, utilizar uma ferramenta gratuita Google Trends, assim vai perceber quais as principais tendências do mercado e até apurar se está em crescimento.

Decerto vai lhe tomar algum tempo para definir qual o melhor nicho de mercado. Assim que tenha uma ideia de negócio, é hora de investigar um pouco mais… a concorrência. “Como assim?” – Sim, é primordial saber o que fazem, como o fazem, as suas vantagens e desvantagens.

Portanto, todos os dados que conseguir recolher vão permitir que faça uma estratégia do seu negócio bem definida, e entender qual o posicionamento no mercado.

Verifique se essas empresas concorrentes são capazes de responder às necessidades da alínea anterior e também se existe a tal “margem” para surpreender as expectativas do consumidor. Ou seja se definir estratégias orientadas por objetivos definidos, vai certamente ter sucesso online.

 

2. Qual é a área em que quer atuar?

Um dos pontos que vai ditar o sucesso do seu negócio é essencialmente gostar muito da área em que vai trabalhar.

Isto porque, embora seja muito simples ganhar dinheiro online, para criar e gerir um negócio de sucesso, vai ser preciso dedicar-se a 100% ao mesmo.

Assim, antes de dar um passo em frente, perceba qual a área em que é realmente bom e transforme essa paixão em algo lucrativo. E sim, tenha em consideração que é possível fazer dinheiro com todo o tipo de negócio… desde que haja planeamento.

 

3. Como é que vai divulgar os seus serviços?

Na verdade, a forma mais simples e eficaz de divulgação dos seus serviços é através de um site corporativo ou blog.

Mas, muitos empreendedores optam por não investir no mesmo logo de início.

E, isso acontece por um de dois motivos: não têm tempo para perceber o funcionamento da plataforma e fazer sozinhos a construção do mesmo ou não têm budget para investir (nem tempo para desenvolverem o site ou blog sozinhos).

Se isso acontecer consigo, saiba que dependendo do tipo de negócio que desenvolver, poderá investir primeiro noutro tipo de estratégia digital.

Se o seu negócio vai ser baseado em serviços, pode por exemplo divulgar os mesmos nas redes sociaisinscrever-se em plataformas de freelancer (existem várias especializadas em determinadas áreas de atuação), colocar os seus serviços em diretórios…partilhamos alguns de seguida:

Tudo isso irá ajudar o seu negócio a ganhar notoriedade e, vai também permitir-lhe dar a conhecer o seu trabalho. Mas, mais importante que tudo, irá garantir que consegue angariar clientes de forma mais frequente.

Sim, porque é impossível criar um negócio de sucesso online se não tiver clientes. Sem clientes não há faturação. Sem faturação não há negócio que sobreviva.

Contudo, se o seu negócio for baseado na venda de produtos, o mais indicado mesmo será avançar com a contratação da criação de um site.

Pode vender nas lojas online do Facebook e Instagram, contudo, garantimos que não é uma opção a longo prazo.

Resumidamente, se quer ter sucesso, nada melhor do que planear a sua estratégia digital antes de começar a divulgar o seu negócio.

4. Comece a gerar tráfego nas suas páginas

Este ponto vai de encontro ao que falamos anteriormente. Se quer efetivamentecriar negócio de sucesso online vai ter de divulgar a sua marca.

Só com o aumento da notoriedade e reconhecimento, é que os seus potenciais clientes vão começar a confiar no seu trabalho.

E isso só vai ser alcançado com o tempo. Assim, nada melhor do que começar por criar conteúdos interessantes que gerem tráfego para as suas páginas.

Se tiver um site, melhor ainda é complementar com um blog. Desse modo, além de poder usar o mesmo para gerar tráfego, pode implementar dezenas de estratégias de marketing digital.

5. Medir e reformular

Por último, mas não menos importante, é essencial que perceba como medir os resultados das suas estratégias e ações.

Um dos pontos positivos do marketing digital é que todas as ações que desenvolve podem ser analisadas e medidas. Isto é possível através de plataformas gratuitas como o Google Analytics e Google Trends.

Assim, perceba quais os KPI´s (Indicadores Chave de Desempenho) que vai utilizar, e analise todas as ações com alguma frequência.

Dessa forma, vai poder perceber o que está a fazer corretamente (e que está a gerar retorno) e o que é que não está a ser bem implementado (e está a dar prejuízo).

 

Como vê, criar negócio de sucesso online não precisa ser uma tarefa complicada. Na verdade, existem inúmeras ideias de negócios online que pode aproveitar, e como o nosso objetivo é que consiga obter sucesso partilhamos um artigo repleto de excelentes ideias para que comece já hoje a planear a forma de ganhar dinheiro extra.

 

Além disso, o melhor de tudo é que pode começar o seu negócio à sua própria velocidade. A maior parte dos empreendedores começa um negócio enquanto trabalha a part-time ou full-time numa empresa.

Quem sabe se o próximo negócio de sucesso não é o seu?

Não se esqueça! Se necessitar de ajuda, basta utilizar um dos seguintes meios em contatos!

 

abrir negócio próprio, abrir um negócio, criar negócio, estratégia digital, ganhar dinheiro online, gestão de negócios online, ideias de empreendedorismo, montar um negócio, negócio, negócio de sucesso online, negocio proprio, negócios de sucesso, negócios e oportunidades online, negocios sucesso, o que montar sem dinheiro, sucesso online

Os comentários estão fechados.

Newsletter Semanal

Receba novidades e ofertas interessantes.