6 - Modelos online de plano de negócios Lista atualizada

Modelos online de plano de negócios: Lista atualizada!

 

Criar um plano de negócios online é muito mais simples do que possa pensar. Há bem pouco tempo explicamos-lhe passo a passo como poderia criar um plano de negócios completo.

No entanto, muitas vezes não existe a necessidade de desenvolver algo tão descritivo quando se trata de um negócio que irá funcionar exclusivamente online.

Desse modo, hoje iremos explicar-lhe de forma resumida como funcionam os modelos de planeamento online de negócios.

 

Plano de negócios online: o que são e para que servem

Os empresários ouvem falar de planos de negócio e começam logo à partida a entrar em pânico e pensar que têm de redigir um documento enorme.

Isso não tem de ser assim. Muito pelo contrário. Este plano serve essencialmente como uma linha condutora para o desenvolvimento do seu negócio.

Obviamente que para negócios que necessitem de um grande planeamento estratégico e de um capital inicial para começar, o modelo de plano de negócios terá de ser extremamente bem desenvolvido.

De forma resumida, podemos então dizer que um plano de negócios tem 3 utilidades base:

  • Ajuda na análise e avaliação da implementação estratégica dos negócios, ajudando assim a estabelecer o rumo certo a seguir
  • Ajuda a atrair investidores (no caso de negócios que necessitem de um budget inicial elevado)
  • Ajudam a testar a viabilidade do negócio, ajudando a analisar os lucros e custos estimados (através de um plano financeiro)

Além destes 3 pilares base, a verdade é que um modelo de plano de negócios ajuda a transmitir credibilidade.

E, isto acontece, pois mostra que tem realmente intuito de tratar de todo o processo de forma crescente, preocupando-se com a sua sustentabilidade a longo prazo.

 

Como criar o seu próprio modelo de plano de negócios e mantê-lo sempre atualizado

É importante ter em conta que não existe um modelo fixo para desenvolver o seu plano de negócios. Contudo, pode sempre aproveitar a estrutura padrão de um plano de negócios tradicional. Depois, só precisa ajustar o mesmo à realidade do seu negócio.

Perceba de seguida os passos a dar.

 

1. Sumário executivo

Deve ser um resumo do seu plano, onde irá apresentar todo o encadeamento estratégico do negócio.

2. Indicação do mercado e público-alvo

Neste ponto poderá analisar 3 vertentes: público-alvo, concorrência e fornecedores. Claro está que dependendo do seu negócio, poderá não haver a necessidade de analisar estes 3 pontos.

3. Criação de um plano de marketing

Neste ponto vai especificar tudo o que pretende fazer ao nível de marketing digital e os valores dessas ações.

4. Plano operacional

É a parte em que irá perceber como é que vai ser a estrutura da empresa tanto ao nível de equipas, pessoas, estruturas físicas e operacionais. Quando se trata de um negócio 100% online e numa fase inicial esta parte acaba por nem ser realizada.

5. Planeamento financeiro

Neste ponto irá projetar todos os gastos e recebimentos que vai obter, de modo a perceber como será o crescimento da empresa em termos de finanças.

6. Avaliação estratégica

Através da criação de uma SWOT (pontos fortes e fracos do seu negócio e oportunidades e ameaças do mercado) vai perceber o que pode melhorar internamente e como se pode posicionar face à concorrência e às oportunidades que existem no mercado.

7. Avaliação do plano de negócios

Nesta fase irá avaliar se o plano de negócios online está bem estruturado e o que é que pode ser melhorado ou adaptado de modo a perceber qual o ponto de situação.

 

Mas, é importante frisar que o modelo de plano de negócio não é estanque, e o próprio plano pode ser mudado em caso de necessidade.

Agora já sabe como criar um modelo de plano de negócios online. Por isso, se quer criar negócios de sucesso online já sabe qual é o primeiro passo a dar.

Acredite que é muito mais simples do que aquilo que possa pensar.

 

Sim ainda não terminamos.

Vamos partilhar consigo alguns modelos de plano de negócio que pode baixar gratuitamente, esta lista vai sendo atualizada mensalmente:

  • Este modelo foi criado pelo Sebrae que contém um modelo para plano de negócio na última parte do documento.
  • Criado pelo portal “Plano de Negócios”, contém imensas orientações que o ajudaram a definir quais as informações necessárias para produzir o documento final.
  • Este é um modelo básico compartilhado no Scribd.
  • Criado pelo Iapmei, este é talvez um dos mais completos composto por Guia Explicativo e modelo em Excel.
  • Este modelo foi desenvolvido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com certeza este modelo de plano de negócios merece a sua atenção.
  • Modelo fantástico e criativo desenvolvido pela APDES, vale a pena conferir este modelo de plano de negócio com uma abordagem ilustrativa como Guia.

 

Se pretender mais informação sobre como montar o seu próprio negócio ou plano de negócio, sugerimos a subscrever à nossa newsletter para receber informação privilegiada.

Subscreva-se agora mesmo preenchendo o seu nome e e-mail em baixo, e clique em subscrever.

atrair investidores, como fazer um plano de negócios, criar um modelo de plano de negócios online, planeamento estratégico, plano de marketing, plano de negócio pronto de uma empresa, plano de negócios exemplos, plano de negócios pronto, plano financeiro, público-alvo, sumário executivo, swot, viabilidade do negócio

Os comentários estão fechados.

Newsletter Semanal

Receba novidades e ofertas interessantes.